5 brincadeiras para dia chuvoso em apartamento

5 brincadeiras para dia chuvoso em apartamento

Fonte: http://blog.bestplay.com.br/brincadeiras-para-dia-chuvoso-em-apartamento/

Um dia chuvoso é uma grande decepção para as crianças que adoram uma boa brincadeira ao ar livre, principalmente, para aquelas que moram em apartamentos, já que o espaço normalmente é reduzido, se comparado com uma casa. Nessas horas, a missão dos pais se torna evitar que a criança fique entediada, o que pode ser desafiador para muitos!

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas de brincadeiras para dia chuvoso em apartamento, que podem quebrar o tédio e animar tanto seu filho ou sua filha e até você!

1 – Telefone sem fio

Perfeita para desenvolver a audição, concentração, oratória e memória. Na sala, reúna-se com a criança e outros integrantes da família e forme um círculo ou uma linha reta. O primeiro jogador pronuncia uma mensagem no ouvido do próximo que será repassada adiante. No final, o último a receber a mensagem deve pronunciar a mensagem em voz alta.

Opcional: se estiver correta, a brincadeira segue; caso esteja errada, o primeiro jogador pode falar um mico para os demais fazerem.

2 – Mímica

Uma brincadeira simples, mas divertidíssima! Um jogador deve pensar em um animal, objeto, lugar ou personagem e por meio de gestos e imitações, dentro de um minuto, fazer o(s) outro(s) jogador(es) adivinhar(em) qual é a imitação. Perfeita para desenvolver a criatividade e o raciocínio da criança. Pode ser jogada a partir de dois jogadores.

3 – Quem sou eu?

Para crianças alfabetizadas, considere escrever em um post-it o nome de algum personagem, filme ou lugar (real ou fictício). Para crianças não alfabetizadas, você pode usar alguma imagem ou figurinha.

Cada um deve colar o post-it na testa do outro participante. Agora, é hora de adivinhar quem se é! Cada participante tem direito a uma pergunta, como: “eu sou uma mulher?” e o outro participante só pode responder sim ou não. Vai render boas risadas!

4 – Brincadeiras manuais (com reciclagem)

A ideia é usar o reaproveitamento para brincar e criar os mais diversos objetos através da imaginação. O mais indicado é que você possa acompanhar seu pequeno durante a atividade. Caso não seja possível, oriente-o sobre o que pode ou não fazer, cuidando para não haver materiais tóxicos ou cortantes e supervisionando a brincadeira.

Aqui vão alguns materiais para essa missão:

Recicláveis: caixas de papelão, leite, sapato, fósforos, embalagens, palitinhos de picolé, rolos de papel higiênico, caixas de ovos e similares.

Materiais para produção: cola, canetinhas coloridas, papel colorido, tesoura (sem ponta), pincel, tinta guache, folhas de ofício, cartolina e tudo que for útil.

Agora é só soltar a imaginação: montar uma pista de corrida, desenhar ou pintar uma obra de arte, fantoches para um teatro, criar uma casinha com caixa de papelão… As possibilidades são muitas!

5 – Cozinha Divertida

Cozinhar pode ser uma grande brincadeira, se for feito com cautela. Pergunte a criança o que ela gostaria de comer e peça ajuda a ela na cozinha. O legal é sugerir alimentos com os quais a criança possa realmente ajudar sem acidentes.

As dicas são: bolos, cookies, brigadeiros, sanduíches, pão de queijo, suspiros.

Alimentos feitos com massa, para que ela possa misturar e modelar sem riscos são o ideal! Também é legal montar pratos em que a criança possa modelar dando expressão facial ou formato aos alimentos, como cookies ou sanduíches com um sorriso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *